6 de jan. de 2010

Porta arrombada

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Estado do Ambiente do Rio-Olímpico, está começando a operação mapeamento de todas as áreas de risco em Ilha Grande, Angra dos Reis. É bem como dizia a avó torta desses governantes de vitrine: - Porta arrombada, tranca de ferro!

Especuladores dizem que Lula está num mato sem cachorro diante do tal relatório da Aeronáutica que deu um chega-pra-lá nos caças Rafale de Sarkozy que custam cerca de R$ 10 bilhões. Que nada. Basta que ninguém - nem mesmo o top-top Marco Aurélio Sargento Garcia - se meta a ler o documento para ele. Deixem que o próprio presidente leia o relatório. Vai pular o parágrafo que trata de futilidades.

O vazamento esperado em mais esta versão do Enem, acabou ocorrendo com o relatório da Aeronáutica – ainda com a avaliação parcial das propostas para o projeto FX-2, de renovação da frota da FAB. Isso irritou Lula e provocou mal-estar no governo. Como se vê não é só jornal que provoca azia nos habitantes da Esplanada. Desse jeito vai faltar Omeprazol nas farmácias do Brasil Da Silva.

E o Supremo que ponha as barbas de molho no caso Cesare Battisti. Se é que não as tem, peça-as emprestadas a Eros Grau - que as presidenciais não são para essas coisas. Quem desafia a FAB pode afrontar o Judiciário. Ou não?!?

Por favor, deixem Lula quieto nesse caso das transações dele com a Dassault e o grande nanico Sarkozy. Os caças suecos e os Boeings norte-americanos, são melhores para o pessoal da Aeronáutica. Mas essa turma não manda nada. Termina o tempo de caserna e eles vão fazer o quê?!? Cargo de diretor numa estatal dessas gordas que andam por aí, não é coisa de se jogar pela janela. Muito menos de aviões. Vai sair o negócio que Lula do Brasil Da Silva quiser e pronto! Apaga a cuspida aí que eu quero ver! Boca, se você é homem.

Morreu aos 85 anos Erasmo Dias, ex-secretário de Segurança de São Paulo. Ele tornou-se conhecido no confronto dos estudantes com as forças do regime militar (1964-1985) quando comandou a invasão da PUC de São Paulo em setembro de 1977. Os estudantes faziam um ato público pela reorganização da UNE (União Nacional dos Estudantes). A UNE sobrevive. Carteirinha de estudante dá uma saúde "extraordinária".

Dilma Roucheffe da Casa Civil mandou avisar que está gripada e que por isso mesmo vai prolongar suas férias até segunda-feira. Lula do Brasil Da Silva que, ao lado de dona Marisa Letícia e amigos do peito sofre férias na Base Naval de Aratu, só volta ao gabinete também na segunda-feira. Sei lá, parece até que, depois de tudo, Dilma já não consegue mais andar sozinha.
Faz sentido. O que é mesmo que dona Dilma iria fazer a essas alturas lá na Casa Civil?!?

Lula gozou as férias do ano passado na mesma Base Naval de Aratu em que hoje se encontra. De lá para cá, a casa de praia sofreu uma reforma que custou aos cofres da Marinha nada menos que R$ 2 milhões. Os marines brasileiros estão na ponta dos cascos: os navios da frota nacional não foram reformados por falta de dinheiro. Ora,
faz sentido também... Quem estende tapete vermelho para comer, beber e dar uma pescadela em barracas nas beiradas do rio São Francisco, não poderia olhar a mesma decoração do ano velho no ano novo.

O governo do PT não inventou os foruns, os seminários, as cúpulas, mas vem aprimorando-os como nuncasefeznessepaís. Depois do Forum de São Paulo e da Conferência Nacional de Comunicação, vem aí a Conferência Nacional de Educação. Está marcada para março, em Brasília.

A Confenem - Confederação dos Estabelecimentos de Ensino Particular - já está com um pé atrás e faca nos dentes. Acontece que os donos de cargos de direção no MEC e seus aloprados estão elucubrando o Fórum Nacional de Educação. O organismo será a instância máxima de deliberação de política educacional. Mandará no próprio MEC. Essa excrescência foi extirpada
na Assembléia Constituinte e nos debates que antecederam a Lei de Diretrizes e Bases de 1996.

Só para se ter uma idéia: o Fórum - constituído por amigos do peito, ONGs, pelegos e companheiros quetais, com terra e sem terra -terá poderes para controlar a execução orçamentária nas boas casas do ramo. Na melhor das hipóteses, é inconstitucional. Ilegal, imoral, não presta. Mas engorda.

Sabe-se lá o que está acontecendo, pode ser o efeito pré-frio do Cara, mas o coma de Fábio Barreto está repercutindo no circuito do "Lula, O Filho do Brasil". Tá parecendo enterro de anão, a gente não encontra um só que já o tenha assistido.