21 de jan. de 2010

Haitiando por aí...

Porto Príncipe, capital do Haiti que Lula ainda não foi ver.

São Paulo, a capital mais rica do Brasil, um dos Haitis que Lula não quer ver.
MAIS HAITÍS
01. Michel Temer ofereceu um jantar à cúpula do PMDB, para decidir a aliança nacional com o PT. Dá para imaginar quem foi que eles jantaram. O apetite de Temer não é por nada, não. Apenas pela vice-presidência da República. Confia que, lá pelas tantas, o linfoma pode recrudecer. Ele tem saúde pra agüentar isso. A gente é que não vai ter estômago para esse prato-feito.

02. Os corpos dos 17 militares mortos no Haiti já estão em Brasília. O governo preparou-lhes uma circunstancial homenagem. Lula - que os mandou para lá - vai protagonizar o ato solene.

03. O Lula que enxuga o pranto em rede nacional é o mesmo que já prometeu para o mundo civilizado que vai mandar mais recrutas e mais dinheiro para lá, em nome da solidariedade humana. A mesma solidariedade que não consegue transformar em ação aqui no Brasil, cheio de Haitís de Norte a Sul.

04. Entrementes... Novo tremor no Haiti. Quase 7 graus na escala Richter. Já está em tempo de o Senhor da Paz e Amor, sua guerrilheira convicta, seu ministro da Defesa voarem para uma boa temporada por lá, só para que vejam tudo bem de perto. E não precisam ter pressa para voltar. Outros tremores estão por vir. E isso não é coisa que se perca.



São Paulo é, nesta manhã, um dos Haitís brasileiros. Está parada, embaixo dágua; desabamentos já soterraram seis pessoas. Para Jobim da Selva, certamente, será um "eufemismo" dizer que sob as águas e escombros ainda há alguma esperança de vida.