21 de jan. de 2010

Liberdade é Liberdade...

É um veículo impresso com 16 páginas, que circula quinzenalmente no Oeste da Bahia, com conteúdo destinado a análise dos temas mais relevantes dessa comunidade, com ênfase em educação, política, segurança, desenvolvimento e agronegócio.

É editado por Carlos Alberto Reis Sampaio, jornalista com 42 anos de experiência, tendo sido repórter, redator, pauteiro, chefe de reportagem e editor de política em jornais como Zero Hora, Folha da Manhã, Diário do Paraná e free-lancer de revistas da Editora Abril.

E eis que, de repente não mais que de repente, ele circula com esta notícia:

Oito deputados afastados da CPI da Câmara Distrital
21/01/2010 ·

Sérgio Augusto, gaúcho de Pelotas
e gremista. Nada é perfeito.
A decisão do Tribunal de Justiça do Distrito Federal de afastar da CPI que investigará o envolvimento de Arruda e dos próprios deputados com atos de corrupção foi no mínimo reconfortante.

No entanto, o Governador não pára de trabalhar. Está distribuindo verba de propaganda alentada para os jornais de oposição. O cala-boca à imprensa não é incondicional.

A recomendação é que podem falar bem de Joaquim Roriz, só não podem falar mal de Arruda.

A imprensa convencional está morrendo por isso: altos custos significam comprometimentos com o poder. Por isso defendo a internet: aqui o custo é baixíssimo, o retorno dos anunciantes é alto e ninguém precisa depender de verbas oficiais.
Como diz meu amigo Sérgio Augusto Siqueira, do Sanatório da Notícia, aqui a notícia não tem patrão: “A essência anárquica da webmedia resgata a liberdade perdida no exercício obrigatório da notícia. Na internet, o jornalismo não tem patrão. Salvo horrorosas exceções.”

Aqueles poderosos que traziam a imprensa presa pelo nariz, hoje tem milhares de blogueiros a lhes perturbar o sono. O poder efetivamente democratizou-se com a internet. Haja vista a luta insana de países totalitários como China, Cuba e Coréia do Norte contra a internet. A mesma rede mundial que nos aferra, solitários, aos nossos computadores, nos liberta para a liberdade de expressão.
RODAPÉ - Os agradecimentos pela citação e efeito multiplicador já foram devidamente encaminhados à redação do jornal O Expresso. Quanto à legenda da foto, alguns pontos a ponderar: 1) Não fumo, o Cohíba é pura provocação; 2) sou anti-grenalista, torço pelos três times de minha pátria pequena lá no Sul: Pelotas, Brasil e Farroupilha; 3) Os cidadãos de Pelotas acham que lá é um bom mercado para as cidadãs de boa vontade.