23 de jan. de 2010

Perspectiva de domingo

CENSURA
Pontos a Ponderar
01. Se você separar duas coisas desprezíveis no mundo, a censura será a pior delas.
02. É a autocensura que obriga o jornalista a chamar de suposto o canalha explícito.
03. A censura é a comissão que o chefe do jornalista paga pela publicidade dos tiranos que se anunciam acima de qualquer suspeita.
04. Não há pior forma de censura do que ser forçado a escrever apenas sobre as virtudes de um ditador travestido de democrata.
05. Censura é nos dar a liberdade de expressar apenas aquilo que a lei permite.
06. Há um certo jeito brasileiro nessa democracia do Brasil Da Silva que nos faz pensar que a liberdade de expressão é um direito que só os porta-vozes da história oficial podem exercer.
07. O governo quer, com essa sua Comissão da Verdade, que a liberdade de expressão seja a tradução literal do que ele entende que não é mentira. Dizer que isso é democracia... Isso pode.
08. Ler nas entrelinhas me dá a alegria de ser livre porque a verdade me faz livre. É assim que se escraviza os censores.
09. A liberdade tem encantos que os escravizados - ainda que portadores de bolsas familiares - jamais conhecerão.
10. A corrupção é o claro sintoma de que a censura é um vírus inoculado para matar a verdade.
RODAPÉ - Viciado em liberdade de credo, pensamento e expressão, sempre terei a perspectiva de domingo. Ainda que uma dessas vésperas não seja sábado; ainda que a democracia seja uma reles ilusão ou, pior, uma calhorda falsidade. Ninguém me impedirá de ler nas entrelinhas; ainda que me faltem os olhos, verei nas entrelinhas, entenderei as entrelinhas... Para mim, notícia é o fato que está nas entrelinhas. Isso a censura não alcança. E, porque hoje é sábado... Tenho, como sempre, a perspectiva de domingo.