15 de jan. de 2010

Rezem pelo Haiti... Os Haitís também são aqui

OS HAITÍS SÃO AQUI
O Brasil é um resumo de Haitís criado pela natureza dos seus governantes. Cada morro, cada favela, cada lugar embaixo de ponte, cada praça de distribuição de droga é um Haiti nacional. O pior é que, como nuncanahistóriadessepaís, já estamos sofrendo abalos sísmicos, enxurradas, deslizamento de terras, terremotos. Os Haitís são aqui. São da natureza dos nossos políticos.

DEVOTA
Que coisa, não? Dona Dilma não tá nem aí para as missas pelas vítimas do Haiti. É a devota-sincrética mais pagã da história do Brasil Da Silva. Ou aquele monte de missas, cultos, sessões de candomblé, benção gerais e irrestritas eram só para mostrar o seu gradativo adeus à peruca?!? Quem anda pela volta já notou: sua voz continua a mesma, mas os seus cabelos...

MISSÃO INCOMPLETA
Jobim da Selva chegou afinal ao Haiti. Desceu com o mesmo ar de Indiana Jones que Sérgio Cabral apareceu em Angra dos Reis. Já voltou para as cerimônias fúnebres de Zilda Arns - a mais ilustre figura nacional perdida no Haiti. Regressou sem conseguir sequer reconstruir o país que visitou. Mestre Lula vai ter que tomar as devidas providências.

DISFARCE
Jobim fardado é hilário. Desceu com cara de triste do avião que, por sorte não era um desses caças franceses que caem de dois a dois, e ficou mais esquisito ainda. A farda lhe caía como uma luva; como um belo disfarce.

DEIXA COMIGO!
Mestre Lula doou R$ 10 milhões para o Haiti. Quem lhe disse quando, como e quanto deveria sacar dos cofres humanitários do seu Brasil Da Silva, ninguém sabe, ninguém viu. Para sacar dinheiro Mestre Lula não precisa de discípulos. Só de alguma ONGs camaradas, boas companheiras, boas e batutas.

MISSÃO POSSÍVEL
Jobim da Selva já chegou ao Brasil. Veio com a urna que traz o corpo da sanitarista Zilda Arns. Pronto, missão cumprida!

URNA
Nas pompas fúnebres católicas, Mestre Lula, a apóstola sincrética Dilma, os devotíssimos discípulos Zé Sarney e Michel Temer estavam em volta da urna da humanitária Zilda Arns. Espera-se que tenham rezado pelo Haiti. Zilda Arns sempre fez isso e muito mais.

O BASTANTE
Forte, dura, cheia de ternura, Zilda Arns fez pelas crianças e pelo Brasil o que os governos prometem fazer e não cumprem. Não precisou montanhas de dinheiros para isso. Bastavam-lhe amor e boa vontade.

ARGH!
A ONU nomeou um argh!entino chefe da polícia do Haiti. Lula do Brasil Da Silva está por conta. É como se lhe tivessem puxado a cadeira. Argh! Lula teve que engolir esta.

É AQUI
Governo brasileiro manda remédios para o Haiti. Só não é mais justo e caridoso porque há anos os brasileiros vêm morrendo de SUS nos hospitais públicos, sem qualquer gesto oficial de solidariedade. O Ministério da Saúde não adverte, mas o Haiti é aqui.

AMIGO URSO
Sarkozy - o Amigo Urso, se fez de tonto e mandou saudações polares: pediu ajuda ao Brasil para reconstruir o Haiti. Até parece que somos mais ricos do que a França. Essa fria é o que ele quer que o ego de Lula pense a respeito do próprio Lula.

CHEGARAM!
A França enviou três aviões com equipamentos e ajuda ao Haiti. Isso é bom, mas o espantoso é que eles não tenham caído e, enfim, chegado ao seu destino.

DE CINEMA
Brad Pitt e Angelina Jolie acabam de doar US$ 1 milhão para o Haiti. Taí, aos filmes desses dois eu assisto. E eles nem são filhos do Brasil.

PRÊMIO
Agora a mídia anda pelos escombros à procura de histórias individuais de quem viveu a infelicidade de morar no Haiti, um dos mais pobres países da face da Terra como agora todo mundo já viu no Google. Na verdade, estão à cata de um prêmio qualquer de reportagem. Se, no entanto, esse tipo de notícia melodramática e compungente despertar o espírito de solidariedade nas pessoas, não há prêmio Pulitzer nem Esso maior para o jornalismo internacional.

NATUREZA IN/JUSTA
Quantos terremotos já destruíram o Havaí? Quantos vão redestruí-lo ainda? Dubai serve pra quê?!? O chamado Grande Poder da Natureza se voltou contra o Havaí. Deve ter encontrado alguma razão para Dubai. Vai ver que, para ser justa e moderna, a Natureza prefere um mundo mais bonito.

UMA COISA...
O homem que, num estalar de dedos, é capaz de erigir Dubai, decerto não será o mesmo que com a mesma agilidade poderá refundar o Havaí. Uma coisa é uma coisa; outra coisa é outra coisa.

ESPERANÇA DESNUTRIDA
O Haiti hoje não tem água, não tem comida, não tem luz, não tem saúde, não tem lenço nem documento. Mas não perdeu sua identidade. Vai continuar vivendo de esperança - o mais poderosos alimento da humanidade. Lástima que a esperança seja nutrida pela hipocrisia dos seus provedores.