20 de set. de 2010

GALO VÉIO
Luiz Inácio jamais deveria ser Lula. Era pra ser Galo. Ele canta e pensa que é só por isso que o sol nasce.

FORÇA
Confronto na fronteira do Equador mata 22 rebeldes das Forças Revolucionárias Colombianas, as Farcs - companheiras boas e batutas. O governo Lula deveria mandar para uma Força de Paz. Só para garantir a evolução democrática das Farcs que "podem virar um partido".

FOI-SE
Pronto, Eduardo Artur Rodrigues, o Cel. Quaquá saiu chorando do emprego de diretor de operações dos Correios. Ele é acusado de ter favorecido contratos milionários da ECT com a MTA - Mete Tudo, Atola... Davi Zé de Matos, presidente dos Correios, jura que ele era bonzinho. Ah, bom.

ENTÃO, TÁ
Hoje de manhã, na reunião de coordenação política das segundas-feiras, Lula pediu ao ministro da Justiça - que ele mesmo botou no lugar de Genro, o seu Tarso que não faz falta - celeridade na apuração das maracutaias na Casa d'Irene. Claro, não foi assim desse jeito que ele pediu, mas é disso que agente tá falando. E se ele pediu para o ministro, então pode deixar que tá tudo dominado.

MAROLINHA
Essa mais nova onda de escândalos não tem nada a ver com campanhas políticas. Não é nem sequer intriga da oposição. É só uma marolinha de fim de mandato. Sabe cumé, as pessoas ficam com medo de perder a condição de "não comuns" e jogam todas as fichas em cada lance que aparece. É fim de farra. Viram todos meros descuidistas, descuidados.

CASTELO DE CARTAS
Essa Casa Civil é um castelo de cartas. Todas escondidas nas mangas de Erenice, a que fazia e acontecia e Dilma não sabia.

TIRIRICA
Tiririca é o novo fenômeno de intenções de votos. Deve emplacar quase um milhão, em outubro. Sua mensagem diz tudo que o eleitor precisa: Vote em Tiririca, pior do que tá não fica! Ele é aliado do PT de Dilma - que era chefe da Casa Civil e não sabia que havia uma Guerra por lá. Dilma fica tiririca da vida quando alguém diz isso. Mas, no fundo, no fundo, votar em Tiririca ou na Dilma, para o povão é a mesma coisa.

QUAQUAQUÁ
Lula não sabe mais o que fazer com os Correios. Aquilo lá está que nem a Casa d'Irene da Presidência da República - é um entra e sai que ninguém mais se entende. O governo conseguiu acabar com a seriedade e a eficácia de um dos únicos serviços públicos que funcionavam nesse país. Eduardo Arthur Rodrigues da Silva, o Coronel Quaquá apresentou carta de demissão do cargo de diretor de Operações. Sair chorando já é deboche.

RECORDE MÓRBIDO
Até este exato momento, nada menos de 7 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito nas estradas brasileiras. A esta altura, já devem ser mais de 7.001 mortos. Em todo caso, o número bate todos os recordes nos últimos 12 anos. É o seguinte: enquanto a turma se distrai cobrando propina, não faz o que tem que fazer. Viajar hoje, em estrada que não tem pedágio, é tirar passaporte pra vida eterna, amém. Ei, já devem 7.002!

CADÊ VOCÊ?
Se o Brasil não fosse propriedade do PT, essa gente que rouba porque deixa roubar já estaria toda na cadeia. Em cada dez petistas, nove tem ficha suja. O outro, se esconde de vergonha. Claro, você é um dos que a gente não sabe onde está. Você até parece a tal prova que a Dilma tanto quer ver: não aparece nunca. Apareça, você ainda pode salvar esse País.

OUTRO RECORDE
Em oito anos de governo Lula, nove ministros foram demitidos - besteira, saíram "a pedido" - sob denúncias de todo tipo e feitio. É um recorde mundial. Mais de um ministro por ano. Quem sabe, a gente prorroga o mandato, só para ser justo com Lula e ver se ele consegue buscar o honroso empate? Todo mundo sabe que Lula tem pavor de perder qualquer parada.

DESMINISTRADOS
Pegue aí a relação dos que não souberam ou não gostaram de ser ministros: Benedita da Silva, Romero Jucá, Zé Dirceu, Antonio Palocci, Luiz Gushiken, Silas Rondeaus, Walfrido Mares Guia, Matilde Ribeiro e a caçula Erenice Guerra. A Casa Civil é bicampeã na modalidade.

O PV NÃO ROUBA...
Sede do Partido Verde em SP é furtada. Segundo o partido, CPUs, monitores, TV e filmadora foram levados. Ladrões fugiram antes da chegada da empresa de monitoramento e da PM. Taí ó, o PV é um partido que não rouba, mas se deixou roubar. Não, a sede do PT, não foi roubada.

CADÊ AS PROVAS?
Mizael Bispo pode ter ordem de prisão decretada a qualquer momento. Mizael é aquele advogado chave-de-cadeia que quer saber cadê as provas de quem ele matou a namorada Mércia Kavashima que lhe dera um chute nos fundilhos. Vai se mandar de novo. Só reaparece quando surgirem as provas. Cadê as provas, cadê? Ele não vê prova nenhuma... Tem tudo para ser candidato a presidente da República, em 2014.

POUPANÇA PÚBLICA
Rússia prevê demitir 100 mil funcionários públicos até 2013. Mais uma goelada do comandante Fidel e seu mano Raúl Castro. Eles acabam de anunciar a demissão de 500 mil para o ano que vem. A Rússia garante que vai poupar com a medida, mais de US$ 1,3 bilhão. Se o governo cubano poupasse a metade disso aí, Lula comprava a ilha para ele. Só para não ficar sem fazer nada nesses próximos quatro anos, até a próxima eleição.

A COMPRA
A propósito, se Lula demitisse 30 dos seus 40 ministros - só os desnecessários - ele pouparia o suficiente para comprar o Amapá. Desde que aquele estado estivesse livre e desimpedido da banda do Sarney. Do contrário, é jogar dinheiro fora.

A HERANÇA
Mercado eleva previsão de inflação Estimativa para o IPCA deste ano foi revisada e subiu de 4,97% para 5,01%. Para 2011, previsão subiu pela segunda semana de 4,90% para 4,95% . Pronto, taí mais uma herança pra quem vem de lá, todo rebolado, e parece um boneco desengonçado. Não é que a inflação está saindo das gondolas dos supermercados e das vitrinas para chegar no paraíso?!?

CRIE SEU ODORICO
Golbery do Couto e Silva foi o mentor do Odorico Paraguassu, prefeito de Sucupira que virou novela para cutucar Leonel Brizola. Se você fosse o Dias Gomes, que personagem criaria agora para ser um novo campeão de audiência? Enredo é o que não falta.

A MÃE
Uma coisa deve ser feita a bem da Justiça na República dos Calamares: eleger Erenice Guerra a Mãe Brasileira.

ABAIXO DE SARNEY
Lula, em entrevista o portal iG, disse entre outras coisas que quer "voltar a ser uma pessoa normal". Esse Lula é o mesmo aquele que disse que Sarney era uma "pessoa não comum". Pronto, é só deixar a Presidência da República e Lula logo estará abaixo da estatura social e política do senador do Amapá, proprietário do Maranhão.

EMPATE
Paulo Skaf, big boss da Fiesp, é candidato ao governo de São Paulo. Pelo Datafolha, ele teria hoje 3% das intenções de voto. O Datafolha é o mesmo instituto que deu 3% de votos para o Tiririca. Não é nada, não é nada, isso quer dizer que Skaf e Tiririca vão arrebanhar, cada um, 900 mil dos 30 milhões de votos paulistas. Um honroso empate.