29 de mai. de 2010

PERSISTINDO OS SINTOMAS...

Aquele papel de bobo que Lula fez o primeiro-ministro da Turquia assinar lá em Teerã, continua rendendo futricas nas colunas diplomáticas. Os EUA acabam de qualificar o acordo de Lula e a Turquia com o Irã de "inaceitável". Os ianques informaram que a carta de Barack Obama ao presideus Lula da Silva não continha "instruções para negociação".

Dando nos dedos do Itamaraty, o governo americano disse que o discípulo Celso Amorim "sabia perfeitamente" que o acordo de troca de combustível com o Irã, assinado no dia 17, não levaria os EUA a desistirem das sanções contra Teerã.

Os EUA rejeitaram o acordo porque ele não impediria o Irã de continuar enriquecendo urânio. Amorim e o governo brasileiro sonhavam acordados que, com o papelucho, os EUA deixariam de buscar as sanções na ONU contra o Irã.

Isso tudo provocou chiliques no espírito de corpo do Itamaraty. Mais que tremeliques, dizem Marias e Clarices, provocou enorme irritação no governo brasileiro. A urticária veio por conta do que os itamaratecas chamam de "tentativa" dos Estados Unidos de desmentir a carta enviada pelo presidente Obama a Lula, em relação ao acordo de troca de combustível nuclear do Irã.

E na maior dignidade esbravejaram: "Causa estranheza ouvir de representantes do terceiro ou quarto escalão do governo dos EUA frases que põem em dúvida o que a mais alta autoridade americana afirmou, por meio de carta, ao presidente de outro país" - disse de forma genérica um funcionário do governo brasileiro de escalão similar.

A verdade é que Lula meteu a diplomacia brasileira de pacto a ganso em um tema que não conhece. Mexeu nos aguapés de quem é do ramo, como os Estados Unidos. E foi aí que, como um elefante numa sala de cristais, o Brasil Da Silva acabou quebrando louça e atrapalhando uma questão que nunca lhe disse respeito. As tais relações bilaterais ficaram, sim, bem mais complicadas. A sala de cristais hoje é quase um barraco.

Muitos crédulos acham que essa troca de flâmulas, de gentilezas e de cacos pra tudo que é lado, não deve abalar as relações bilaterais entre o grande sonho americano e o país do Cara. Os súditos de Obama já estão muito irritados. Mas irritação é coisa que dá e passa. Ainda mais quando há muitos negócios entre o céu e a terra dos dois mandachuvas que a nossa vã filosofia mal pode alcançar.

Aí, a banda do Itamaraty chama o Zé Temporão e logo o Ministério da Saúde adverte: - Se persistirem os sintomas de irritação, recomenda-se talco para as partes pudendas. Mas usem com moderação.


SAINDO DO ARMÁRIO
Sabe aquele seu vizinho, coleguinha dos tempos de escola que, de repente - "por que todo mundo dizia que era bom" - resolveu sair do armário?!? Pois o eleitor brasileiro está prestes a sair do armário nessa eleição; não por uma acesso de alegria, mas por um surto de imoralidade. O povo está tão acostumado a lidar com corruptos de sucesso e a ver e ouvir todo mundo dizer que ser corrupto é bom que esse descalabro social já está parcendo virtude para ele. Vai votar com o Brasil Da Silva. Afinal, a corrupção é a alma da democracia nacional.


MAIS UMA DO JOÃOZINHO
Mais uma vez, o espírito de porco de Joãozinho, o menino terrível que habita o corpo de Lula se revela diante da batata quente do fim do fator previdenciário e dos 7,7% de aumento no salário dos aposentados que ganham mais do que um mínimo. Assim que o tubérculo caiu no seu colo, ele prontamente escalou Guido Mantega, Paulo Bernardo e Cândido Vaccarezza para descascar o prato indigesto. Vai esfriar a comida dos velhinhos e tirar o corpo fora, como sempre: - Não fui eu; foram eles!

BATALHA PERDIDA
Se a campanha de Serra quiser vencer as eleições na base do noticiário da imprensa pode enfiar a viola no saco. A mídia nacional é pautada pela história oficial. Nuncaantesnessepaís um poste teve tanta exposição gratuita nos meios de comunicação.

O HANDICAP
Com as pesquisas sacudindo a coordenação de campanha de Serra, a velha Dilma Roucheffe de guerra voltou impávida e colosso. Ela já não consegue mais conter a tradicional arrogância. Ninguém consegue enganar a todos o tempo todo. Esse é o grande trunfo dos tucanos.

TURQUIA & FRANÇA
Nuncaantesnessepaís o circo da Fórmula-1 teve tantos Rubinhos Barrichelos correndo num GP como esse lá da Turquia, nem tantos tenistas querendo ser Guga como na edição deste ano de Roland Garros.

INSÔNIA
Evo Morales sai em defesa de Lula naquele papel de bobo que o presideus fez a Turquia assinar lá em Teerã. É só uma questão de gratidão aos abraços e votos de fazer inveja que Lula diz que vai provocar em Zé Serra. Barack Obama, Hillary Clinton e os Conselho Permanente da ONU nem vão dormir de tanta preocupação.

VERGONHA
Secretário britânico, David Laws - chefe do Tesouro se desculpou publicamente hoje por usar verba pública para pagar aluguel ao namorado. David Laws, morto de vergonha, disse que intenção foi preservar privacidade e não revelar sua opção sexual. Fica a dúvida atroz: a vergonha seria pela "opção", ou por ser ladrão?

ELEMENTAR
Garota de programa de 23 anos é encontrada morta no seu apartamento da Asa Norte, em Brasília. O delegado encarregado do caso, bancando o Sherlock Holmes diz que tudo leva a crer que se trata de um homicídio. Um cliente é o principal suspeito. A jovem foi encontrada amarrada com as mãos nas costas. Ele acha que com as mãos assim a hipótese do suicídio por estrangulamento pode ser afastada.