7 de abr. de 2010

TRAGÉDIAS & HAITÍS... A CULPA É SUA

Não se engane. A cena de resgate não é no Rio de Janeiro, nem em Angra dos Reis ou Santa Catarina. É no Haiti do Caribe.

Para os governos que o Brasil tem, tanto faz que as "pessoas comuns" morram de deslizamento ou de bala perdida.No Brasil, votar é mais que um direito; é uma obrigação. Então se você vai nessa obrigada, pode cobrar. Mas não cobra. A culpa é mesmo toda sua. Em outubro tem eleição, de novo. Você vai ganhar uma cesta básica, um cobertor novo e eles ganham seu voto.

O Rio de Janeiro é apenas o Haiti da vez. Outro dia foi assim, em Angra dos Reis, tá lembrado? E um pouco antes, foi também em Santa Catarina. O governador do seu estado já pensou nisso? E o prefeito tem ido às encostas da sua cidade? E se chover "como nunca", como é que fica?

Enxurrada e deslizamento são irmãos consanguíneos da dengue, a culpa é da população. As assessorias de imprensa logo pautam a mídia que, assim como quem pede desculpas, informa "Niterói foi atingida pela maior chuva dos últimos 44 anos". É notícia e justificativa ao mesmo tempo.

Se há 44 anos choveu assim, os governos ficaram esse tempo todo engordando, enriquecendo e pensando que Deus é brasileiro: "nunca mais vai ter um aguaceiro desses por aqui". A culpa não é mesmo deles; é sua que vota neles.

Se Deus é Brasileiro...

# Institutos de meteorologia são como os institutos de pesquisa, não erram nunca. Na política, contam com as margens de erro de dois para cima ou dois para baixo; no clima, eram apenas por dois pontos para cima ou para baixo na escala Richter. Depois que tudo acontece, eles estavam absolutamente certos.

# Fique atento, vem aí um dossiê oficial da Casa Civil para uso da turma de marketing da campanha de Dilma comprovando que essa transformação do Rio de Janeiro num Haiti foi não só mais uma herança do governo FHC, como desleixo de Zé Serra que, desde que foi eleito governador dos paulistas, só pensa em São Paulo.

# Políticos e governos se preocupam com as tragédias da natureza. É que enchentes e deslizamentos deixam rastro; bala perdida não tem pista. Você já viu algum político no meio de uma troca de tiros entre polícia e traficante? Mas, "amassando barro com sapatos de cromo alemão" não é novidade.

# O prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro diz que "agora a preocupação maior é com novos deslizamentos". Esse é o Plano B que os governos nunca tiveram por lá. Já era para estar pronto.

# Plano B quer dizer planejamento, previsão, previdência e providência; quer dizer trabalho. Essa nunca foi a praia dos políticos que governam o Brasil e seus Haitís.

# Solução do secretário de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro: remoção imediata dos moradores das áreas de risco, "sejam ricos, sejam pobres". É o perfeito profeta do acontecido. Até parece que sabe para onde levar os flagelados de todas as classes cariocas. Quem o escuta e vê, pode pensar que a Lagoa Rodrigo de Freitas não transbordou; que ninguém é assaltado na Barra; que não se morre de bala perdida em Copacabana...

# O governo Lula já sabe o que fazer. Agora é só pegar aqueles dois milhões de moradias do Minha Casa, Minha Vida, levar para o Rio de Janeiro, "sorteá-las" entre pobres e ricos e montar uma palanque para Dilma inaugurar a pedra fundamental de mais uma obra do PAC-2.

# Se Deus é mesmo brasileiro deve estar furioso com o que tem visto os governantes do Brasil Da Silva fazerem nesses últimos dois anos desses oito que estão chegando ao fim.