28 de mar. de 2010

Partidários de Serra festejam o quê?!?

Não dá para entender a euforia dos partidários da candidatura de Zé Serra à Presidência da República diante de mais uma pesquisa Datafolha. Estão celebrando os nove pontos percentuais de diferença sobre Dilma Roucheffe-do Governo. Panaquice.

Até aqui, Dilma vinha perdendo para ela mesma. Era um poste colocado em segundo lugar numa disputa sem outros postulantes - Ciro e Marina não postulam bulhufas. Então, comemoram o quê?!? Só se a festa toda é porque agora Dilma já tem para quem perder.

E o pior de tudo é que com isso, os dois lados consagram a pesquisa, grande farsa das campanhas eleitorais, como o maior ponto de referência das vontades da população.

Em pesquisas com margem de lucro de dois pontos para cima ou para baixo, tudo sempre estará absolutamente certo, ou redondamente errado. Pesquisa tem patrocinador, tem patrão; faz a vontade do dono, mesmo quando nas entrelinhas o sujeito é oculto.

A validade toda está na Prova dos Nove. É bom a turma de Serra lembrar que em contas de cabeça na política brasileira vale sempre a velha e esperta prova: noves fora, nada!