19 de mar. de 2010

12 POR UMA DÚZIA

01. Marcha de protesto no Rio não é passeata, é procissão. Os 150 mil fiéis ao Cristo Redentor acabaram crucificando Sérgio Cabral e Lula pelo flagelo dos royalties. Cabral descobriu que o carioca leva tanta bala perdida por cima que não se conforma quando o tiro é dado no pé.

02. Lula é o Poncio Pilatos dos royalties. Ontem, lavou as mãos com petróleo. Disse que esse barril tem que ser rolado é pelo Congresso. Como se não fosse ele o inventor do Pré-Sal.

03. Narradores, comentaristas e repórteres esportivos estavam admirados ontem à noite, porque o estádio onde da cidade de Rivera, no Uruguai, onde o Cerro enfrentou o Internacional, estava completamente tomado por torcedores colorados. Para quem é das redondezas não houve surpresa nenhuma. Rivera só não foi anexada ainda ao Rio Grande do Sul porque os gaúchos não querem mais esse prejuizo.

04. E o São Paulo só poderia fazer mesmo o que fez ontem à noite pela Libertadores: tocar um 3 a 0 no Nacional do Paraguai, um time genuinamente falso.

05. A molecada do Santos deitou, rolou e dançou no bailede 4 a 0 que deu no Remo que, remou, remou e morreu na praia. Dá gosto de ver esse grupo de bailarinos. Espera-se que não troquem as chuteiras por sapatilhas.

06. E aquele programa político do PRB que rolou ontem pelas TVs?!? Aquilo não é plano político é um programa de combate ao câncer. Zé Alencar gostou tanto do que disse que repetiu várias vezes a mesma coisa: "Se Deus quiser me levar agora, não precisa de câncer para isso; se Ele não quiser, não há câncer que me leve". E foi triunfal no que chama de sua luta contra o mal: "Acho que Deus não quer que eu vá". Pronto! O Brasil, além de ter um PresiDeus, agora tem um vice eterno.

07. Para encerrar, lendo mal o teleprompter, Zé Alencar foi traído pelo redator do seu discurso em feitio de oração. Falando em abrir horizontes e olhares para o amanhã, ele encerrou com chave de ouro, pregando um mini apocalipse: "...para rasgar a perspectiva luminosa dos nossos dias." (?!?)

08. Até parece que só o Tribunal Superior Eleitoral não vê não sabe que o desrespeito abusado e repetititvo de Lula e Dilma não é o mais grave nessa desbragada antecipação de campanha. O pior de tudo é que um país está submetido à humilhação de ser tratado como uma nação de idiotas que trabalha para pagar a conta dessa indecência amoral e desregrada. Eles não ferem; eles varrem a lei eleitoral do mapa do Brasil.

09. A defesa de Zé Roberto Arruda queria que ele fosse se tratar em casa. A jogada era interná-lo em prisão domiciliar. O homem foi ao médico. E o resumo da consulta sob o esplendoroso sol redondo, foi um tremendo gol contra: "Após realização do ecocardiograma com estresse farmacológico no paciente José Roberto Arruda, foi constatado pelo seu médico assistente e equipes médicas do instituto de cardiologia do DF que não há indicação, no momento, de angioplastia coronária, devendo o paciente ficar em observação nas próximas horas". Como se vê, desta feita, o dignóstico não apontou nenhum sinal de panetone nas veias.

10. Se ainda tivesse um partido, Arruda já poderia ocupar uma cadeia nacional de televisão e, no seu horário político, lançar em contraponto ao espaço do PRB de Zé Alencar, o seu programa de "luta contra o estresse". Se o cenário de fundo fosse a Papuda, Arruda teria reeleição garantida no DF.

11. Não se sabe ainda bem por quê, mas os fiéis seguidores de sempre garantem que Joaquim Roriz arregala muito os olhos quando vê o tratamento rigoroso que os homens da lei estão aplicando em seu velho e dileto afilhado politico. Quem tem, tem medo.

12. E os distritais de Brasília querem eleições indiretas para governador em 30 dias. São as ratazanas querendo limpar o esgoto.