15 de mar. de 2010

De segunda...

01. Palmeiras 4x3 Santos. Cada vez mais o time da Vila Belmiro se parece com o Santos de Pelé, Coutinho, Mengalvio e Pepe. Até o técnico, no banco, age como se fosse o Lula - aquele do jogo de bola, não esse aí que tem jogo de cintura para driblar o Brasil inteiro.

02. O governo cupulou mais uma vez. Agora foi na Cúpula Nacional da Cultura, em Brasília. Os cupulantes, sob a batuta de Juca Oliveira, depois do esforço repetitivo conseguir ejacular uma carta de intenção que recomenda, na base do eufemismo, o "controle das atividades culturais" e outros bagaços de censura às manifestações culturais. O documento não tem força de lei, é só mais um instrumento de pressão que vai parar no meio da tropa de choque do Congresso Nacional. Não é lei ainda, mas o governo tem a chave do cofre que usa como se fosse uma camisinha de força a ser enfiada nos que se atrevem a trilhar o caminho da cultura e das artes.

03. Prenderam Cadu, o suposto assassino do cartunista Glauco e seu filho Raoni. Foi na Ponte da Amizade, na Foz do Iguaçu de frente para o Paraguai. O safardana não quis parar numa barreira policial, trocou tiros com a polícia, confessou o crime e continua - por temor aos recursos da lei brasileira - a ser tratado pelos jornalistas como suposto assassino, o suspeito e outras escaramuças semânticas para não serem processados pelos bandidos.

04. O mais novo grande mediador do Oriente Médio, Luiz Inácio Lula da Dilma, já chegou por lá pisando na bola. Com seu jeito elefantíaco de andar entre cristais, bastou chegar a Israel para acender o estopim de um previsível mal-estar diplomático. Recusou-se a depositar flores no túmulo de Théodor Herzl, fundador do movimento sionista que originou o Estado de Israel. Há informações de que para a escapada até Ramala, na Cisjordânia, o cerimonial já reservou flores para serem colocadas como oferenda no túmulo de Yasser Arafat. Observadores mal podem esperar pelos improvisos do PresiDeus brasileiro.

05. Uma coisa é tida como líquida e certa pela comitiva do governo brasileiro: o conflito entre judeus e palestinos, depois da visita do PresiDeus Lula, nunca mais será o mesmo.

06. Chuva forte no Rio derruba palco e impede show do Guns N' Roses. ASté que enfim, a natureza deu mostras de que ainda gosta dos cariocas.

07. Não demorou nada. No after day do aviso ao presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, de que o Ministério Público Federal o denunciava ao Supremo Tribunal Federal por crimes contra a ordem tributária, Lula recebeu Michel Temer, presidente do PMDB. Ele foi lá acompanhado por Zé Sarney, presidente do Senado. Com Dilma e Temer numa chapa só, a autosuficiência de Lula chega ao extremo: nuncanessepaís se viu uma dupla tão simpática concorrendo à presidência da República. Zé Serra não contava com tamanho impulso a sua candidatura.

08. Eleições provocarão "recesso branco" no Congresso. Ninguém vai notar a diferença.

09. A censura imposta pelo Superior Tribunal Eleitoral à liberdade de expressão dos meios de comunicação durante o período que antecede as eleições de outubro, vai dar chance à imprensa de usar a mesma estratégia que Lula vem usando até agora para driblar a legislação e promover Dilma Roucheffe-da Casa Civil. Basta usar o nome de Lula quando se referir a Dilma. Ele não é candidato a coisa nenhuma. A mídia fica longe da barra do tribunal. Dilma, teu nome é Lula.

10. Sabe quanto custa criar uma igreja no Brasil? Menos de R$ 500. Bem mais fácil e barato que botar um orelhão telefônico na primeira esquina.